26 de ago. de 2012

Diretor da Semana

Este é um meme criado pela Pâm Gonçalves do garotait.com.br

O diretor desta semana é um dos meus favoritos, Steven Spielberg. Ele é o diretor que mais tem filmes na lista dos 100 melhores de todos os tempos, feita pelo American Film Institute.


Filho dos Judeus Leah Posner Spielberg Adler, uma restauradora e pianista de concerto, e de Arnold Spielberg, engenheiro elétrico envolvido no desenvolvimento de computadores. Ele nasceu em Cincinnati, mas morou uma parte de sua vida em Phoenix. Mas, antes mesmo de entrar na adolescência, foi morar na Califórnia aos cuidados de Zalman e Pearl Segal depois da separação de seus pais.


Steven tem três irmãs mais novas, que geralmente serviam de cobaias para seus filmes caseiros, com sua câmera Super-8 ainda na sua infância.

Ele sofreu muito preconceito por ser de família judaica e muitas das brincadeiras anti-semitas, eram praticadas pelos próprios vizinhos.

Como vários outros talentos de sua área, Steven não era um bom aluno. Tanto que na época de entrar para faculdade não conseguiu vaga no curso de cinema da Universidade da Califórnia. E acabou optando cursar Literatura Inglesa em outra escola. Este é um dos vários motivos que faz gostar dele, muitas vezes nós nascemos com o talento de fazer aquilo realmente sonhamos. Outras, é preciso estudar e se aprimorar ainda mais, não que Steven não tenha feito isso. Mas, para mim ele serve como exemplo. Não é porque você não consegue ser aceito em uma escola que você simples mente desiste de seu sonho, não, você sabe do que é capaz e isso basta. 

Com apenas 13 anos Steven venceu seu primeiro concurso de curta-metragem com um filme de 40 minutos que retratava fatos sobre guerra, "Fuga do Inferno". Depois disso não parou mais, e foi ficando cada vez mais conhecido por sua genialidade. Até que em 1971 assinou um contrato com a Universal, onde teve a oportunidade de dirigir seu primeiro longa-metragem, "Encurralado" (1972) feito para televisão, mas o filme fez tanto sucesso que lançaram nos cinemas também.

Steven Spielberg em 1990

Sua carreira começava finalmente a levantar voo, em 1975 dirigiu a obra que até hoje é aclamada pelo público, "Tubarão". O filme foi realmente um grande sucesso, faturando mais de 100 milhões de dólares. A trilha sonora de "Tubarão", que foi composta por amigo Steven, Williams, não foi levada a sério inicialmente por Steven que a chamou de "Piada", mudando completamente de opinião mais tarde. Até hoje ela é reconhecida e imitada.

Steven Spielberg no set de "Tubarão"

Depois de "Tubarão", praticamente todos os trabalhos foram um sucesso. Com isso logo veio sua primeira indicação ao Oscar em 1977 com o filme "Contatos Imediatos de Terceiro Grau", um dos meus favoritos.

Em 1979 Steven teve seu primeiro fracasso com o filme "1941- Uma Guerra Muito Louca". Steven tentou fazer uma comédia sobre uma suposta invasão da Califórnia por japoneses após o ataque a Pearl Harbor, o filme foi fracasso de bilheteria e de crítica. 

No set de "Indiana Jones e o Templo da Perdição", Kate Capshaw, Steven Spielberg, George Lucas e Harrison Ford.

No set de "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal", Shia LaBeouf, Steven Spielberg, Karen Allen, Ray Winstone e Harrison Ford.

Superando o fracasso de seu último filme, em 1981 Steven firmou-se ao lado de George Lucas, como um dos maiores diretores de Hollywood com a parceria que fizeram no filme " Os Caçadores da Arca Perdida", que lhe rendeu uma nova indicação ao Oscar, mas Steven não levou a estatueta para casa. O filme emplacou, e com o sucesso Steven e George lançaram mais três sequências, "Indiana Jones e o Templo da Perdição" em 1984, "Indiana Jones e a Última Cruzada" em 1989, e "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal" em 2008.

Mas foi no ano de 1982 que veio sua consagração definitiva com o mega sucesso "E.T.-O Extraterrestre", que novamente lhe rendeu uma indicação ao Oscar. E em 1985 provando para crítica que também era capaz de fazer filmes mais sérios, com o filme " A Cor Púrpura", este filme recebeu 11 indicações ao Oscar.

Abaixo estão vários filmes que Steven já fez e quais prêmios e indicações ele já recebeu, é só dar um clic no continue lendo!

Considerado um dos grandes gênios do cinema, Steven Spielberg já nos presenteou com vários filmes maravilhosos. Entre eles estão: 

A Trilogia Jurassic Park
A Lista de Schindler  
O Resgate do Soldado Ryan
A.I.-Inteligência Artificial
Minority Report
Prendam-me se For Capaz
O Terminal
Guerra dos Mundos
Munique
As Aventuras de Tintim: O Segredo do  Licorne
Cavalo de Guerra

Steven também é produtor. Veja alguns filmes abaixo que ele produziu:

Polternal
Gremlins, 1 e 2
Os Goonies
A Trilogia de De Volta Para o Futuro
Twister
MIB-Homens de Preto
A Trilogia Transformers
Paranóia 
A Mácara do Zorro 
A Lenda do Zorro
A Casa Monstro 
Eu Sou o Número Quatro
Super-8

Confira também os prêmios e indicações que esse brilhante diretor já conquistou.

Oscar:

1993 - Melhor Diretor e melhor Filme - "A Lista de Schindler"

1998 - Melhor Diretor - "O Resgate do Soldado Ryan"

Indicações ao Oscar:

Melhor Diretor

1977 - "Contatos Imediatos de Terceiro Grau"

1981 -  "Os Caçadores da Arca Perdida" 

1982 - "E.T. - O Extraterrestre"

Melhor Filme

1982 - "E.T. - O Extraterrestre"

1985 - "A Cor Púrpura"

1998 - "O Resgate do Soldado Ryan"

2005 - "Munique"

2012 - "Cavalo de Guerra"

Globo de Ouro:

Melhor Diretor

1994 - "A Lista de Schindler"

1999 - "O Resgate do Soldado Ryan"

Prêmio Cecil B. De Mille

2009 - Pelo Conjunto da Obra
Melhor Animação

2011 - "As Aventuras de Tintim : O Segredo do Licorne"

Indicações ao Globo de Ouro:

1976 - "Tubarão"

1978 - "Contatos Imediatos de Terceiro Grau"

19881 - "Os Caçadores da Arca Perdida"

1982 - "E.T. - O Extraterrestre"

1985 - "A Cor Púrpura"

1997 - "Amistad"

2001 - "A.I. - Inteligência Artificial"

2005 - "Munique"


Palma de Ouro

Melhor Roteiro, no Festival de Cannes

1974 - "Louca Escapada"

Prêmio César

1995 - Prêmio honorário por seus serviços prestados ao cinema.




Um comentário: